O que é ESG e Como Pode Impactar na Escolha dos Brindes Corporativos
Blog

O que é ESG e Como Pode Impactar na Escolha dos Brindes Corporativos

O termo ESG (Environmental, Social, and Governance) se refere a um conjunto de práticas utilizadas para avaliar a integridade de uma empresa em relação ao meio ambiente, os aspectos sociais e a gestão de modo geral.

Dessa forma, levar o conceito em consideração na hora de escolher brindes corporativos para os funcionários é uma forma de se mostrar ao público um compromisso com a sustentabilidade, bem como deixar em evidência os valores de seu negócio para os empregados.

O que é ESG?

Como a sigla diz, o termo se refere a um conjunto de práticas voltadas a três componentes, que caminham lado a lado para tornar uma empresa sustentável em todos os sentidos.

Em relação ao meio ambiente, o conceito envolve ações para controlar o gasto de recursos naturais, como energia, carbono e resíduos em geral, além de evitar a poluição e valorizar a reciclagem.

Para aspectos sociais, o termo é voltado aos colaboradores, clientes, fornecedores e outros envolvidos com a empresa, incluindo questões como diversidade, direitos humanos, condições de trabalho, segurança e proteção, entre outros.

Por fim, a governança está ligada à estrutura corporativa e a gestão da empresa, incluindo ações como transparência, ética e gestão de riscos.

Como o ESG pode impactar na escolha de brindes?

Agora que você já sabe o que é ESG, é importante entender como isso pode impactar na escolha e distribuição de brindes. Veja a seguir:

Produtos sustentáveis

A sustentabilidade é um fator importante para enquadrar brindes corporativos no conceito de ESG. A escolha de produtos que favorecem o meio ambiente ajuda a passar a visão de que a empresa está alinhada com valores ecológicos.

Para isso, pode-se incluir materiais recicláveis ou que já foram reciclados. Além disso, itens reutilizáveis podem ser uma alternativa para reduzir o desperdício. A logística também é importante, com produtos leves, compactos e fáceis de transportar.

Compromisso com a ética

Na hora de escolher fornecedores e outros parceiros para a criação dos brindes, é importante que os itens sejam produzidos de maneira ética. Ou seja, uma empresa precisa realizar uma verificação rigorosa antes de um acordo, para evitar envolvimento com materiais de baixa qualidade ou exploração de mão de obra.

Com esse cuidado, a empresa mostra, tanto para os funcionários quanto para o público, que se preocupa com a ética no ambiente de trabalho.

Outra alternativa é apoiar causas sociais na escolha dos brindes, por exemplo, com a doação de parte dos lucros para organizações sem fins lucrativos.

Alinhamento com a marca

Os brindes corporativos devem refletir os valores de marca, de modo a construir uma mensagem para os funcionários e fortalecer a reputação da empresa. Sobretudo em relação a questões ambientais, sociais e de governança.

A escolha de produtos pode ajudar a transmitir uma imagem positiva da empresa, reforçando um compromisso com a responsabilidade social e ambiental, ideal para o ESG. Além disso, incentivar o engajamento e a transparência também são fatores importantes.

Inovação

Como muitas empresas ainda não se preocupam em adotar práticas sustentáveis, dependendo da estratégia utilizada, brindes corporativos podem ser vistos como inovadores.

Materiais como plástico biodegradável e fibras orgânicas são alternativas criativas para presentear os funcionários. Um design multiuso, maximizando a utilidade e minimizando o desperdício também pode funcionar.

A tecnologia dos dias atuais permite que as empresas sejam capazes de inovar na produção de itens e, ao mesmo tempo, passar uma visão positiva das suas ações.

Três brindes sustentáveis para distribuir

Conheça três brindes sustentáveis e totalmente relacionados ao ESG para distribuir para clientes e colaboradores: 

Ecobag

Cada vez mais popular, a ecobag é uma opção de preço acessível para escolher como brinde e, ao mesmo tempo, chama a atenção no ambiente de trabalho. Além disso, como o próprio nome diz, é um produto ecológico, feito com o uso de materiais recicláveis.

As ecobags surgiram como uma alternativa ao uso de plástico em sacolas. Elas podem ser personalizadas e utilizadas de diferentes formas no dia a dia, com uma longa durabilidade.

Garrafa térmica

A garrafa térmica é uma excelente opção de brinde sustentável para o ambiente corporativo. Dependendo da qualidade do material, o item pode ser utilizado durante anos, mantendo a sua bebida aquecida ou resfriada, conforme a vontade de cada um.

É importante prestar atenção na procedência do material, já que garrafas térmicas de menor qualidade podem apresentar substâncias nocivas. De resto, o produto é uma alternativa para presentear os funcionários de um jeito inovador, evitando o uso contínuo de copos plásticos dentro da empresa.

Produtos ecológicos

Os produtos ecológicos são projetados, fabricados e comercializados conforme os princípios da sustentabilidade ambiental. Dessa forma, diversos brindes tradicionais no mercado podem ser encontrados em versões que minimizam o impacto no meio ambiente.

Itens como cadernos, canetas, copos e até pen drives podem ser fabricados na versão ecológica.

Com os conceitos de ESG, os brindes corporativos podem trazer um impacto positivo para a empresa de diferentes formas. Agora, conheça os produtos da Sacola Ecológica e escolha o mais adequado para a sua empresa.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *