Como fazer uma ecobag personalizada?
Blog

Como fazer uma ecobag personalizada?

Se você definiu a ecobag como brinde personalizado, chega a hora de criá-la. Para isso, é importante seguir um projeto e ter um esboço, antes de investir o orçamento em um grande número de peças.

No artigo a seguir descubra quais são eles e como adequá-los à marca da sua empresa. Veja também o passo a passo para fazer a sua ecobag e saiba quais outros itens você pode utilizar. Boa leitura!

O que definir para criar uma ecobag personalizada?

Quando você decide fazer uma ecobag personalizada, quer atingir um certo público. Porém, antes de criar o projeto para esse brinde, é preciso pensar na organização. Por isso, devem refletir a identidade da empresa.

Dessa forma, é fundamental ter cuidado com alguns aspectos, para que não haja estranhamento ou uma reação negativa. Por exemplo, se sua empresa for conhecida pela formalidade e tradição, você até pode criar campanhas para alcançar um público mais jovem. Porém, se usar gírias e fugir da linguagem a que a sua marca está atrelada, pode causar estranhamento em quem já é consumidor.

Da mesma forma, se você for uma startup nova, na área criativa, e quer alcançar um público jovem adulto, não pode usar mensagens que façam parecer sem comprometimento. Mesmo com um público mais jovem, é preciso transmitir a ideia de que sua empresa é uma organização que está ali para crescer. Sendo assim, é preciso se adaptar, conforme os objetivos que quer atingir e as pessoas que quer alcançar.

Sendo assim, esse é o primeiro passo para criar uma ecobag personalizada. Com sua empresa em mente, além de mensagens e linguagem determinadas, você pode definir os aspectos visuais da sua sacola ecológica

Qual é o passo a passo para fazer uma ecobag?

Para fazer a sua ecobag personalizada, você pode seguir um passo a passo para criar um bom projeto. Nele, além dos elementos visuais, vale a pena entender alguns aspectos sociais para que a peça tenha um bom alcance e uso.

Conheça seu público

O público a quem se destina o brinde personalizado é muito importante. Afinal, são essas pessoas que usarão os itens e reconhecerão a empresa, ou até a divulgarão para outros.

Ecobag Personalizada

Todos os elementos precisam colaborar para o uso. Aqui, também é importante conhecer o público para saber quais aspectos escolher. Nesse caso, além da linguagem apropriada, é importante equilibrar o que a marca quer fazer, com os gostos das pessoas. Dessa forma, é possível inovar e até aproveitar tendências, mas sem deixar de demonstrar sua identidade.

Por exemplo, sustentabilidade é um tema bastante discutido atualmente. Porém, fazer uma ecobag e usar frases que incentivem práticas sustentáveis, apenas por fazer, não é uma boa forma de usar o brinde. Afinal, se a empresa não segue, ela mesma, esses ideais, a mensagem perde força e pode se transformar em algo negativo. 

Assim, para alcançar o público preocupado com sustentabilidade, seria necessário que toda a cultura da empresa esteja voltada para isso. Mas, se o foco dos consumidores for outro, você pode aproveitar o brinde para passar uma mensagem mais certeira.

Entenda seu evento

Cada tipo de evento tem suas particularidades. Por isso, é fundamental compreender a ocasião onde você vai usar o brinde. Dessa forma, é possível escolher melhor os itens e até fazer referências a ocasião, se for o caso.

Por exemplo, em um evento público, no qual circulam muitas pessoas, muitas coisas podem chamar atenção. Pense, por exemplo, em uma feira da cidade, onde você terá seu espaço. Nela, provavelmente haverá barracas de comidas, brincadeiras, shows e outras atrações. Assim, se você quiser chamar atenção, o brinde deve estar de acordo.

Nessas situações, muita gente escolhe adotar um folheto. Porém, não é incomum vê-los em quantidade, nas lixeiras. Sendo assim, mesmo pequenos brindes, pode fazer as pessoas manterem os itens e usá-los no dia a dia, pensando na marca em um momento mais tranquilo. Nesse caso, canetas e ecobag personalizadas são uma boa opção. 

No caso da sacola, existem diversos tecidos mais simples, que têm ótimo custo benefício. Assim, você pode encomendar uma grande quantidade, para alcançar mais gente.

Nesse caso, é uma época de fim de ano, em que se pensa em comemorações, feriados e férias. Sendo assim, é possível fugir da ideia de trabalho e usar itens mais descontraídos. Porém, é preciso atenção. 

Por exemplo, se por ser Natal, você personalizar a ecobag e outros itens com motivos natalinos, dificilmente ela será usada em outras épocas do ano, pois ficará muito específica. Da mesma forma, deixá-la extravagante pode não ser a melhor opção. Sendo assim, um design mais elegante, mas sóbrio, pode ser uma boa escolha. Desse jeito, a ecobag poderá ser usada em qualquer época e até combinada com itens mais úteis para férias e o próximo ano, como agenda ou necessaire.

Determine o objetivo

A ecobag personalizada é um ótimo brinde, mas ela pode funcionar de duas formas. A primeira é quando ela é o foco. Já na segunda, ela funciona apenas como uma embalagem para um outro item. Dessa forma, determinar o objetivo de como usar a sacola ecológica, vai ajudar muito nas outras escolhas.

Se o evento for para uma grande quantidade de pessoas e a sacola não precisar ser tão durável, você pode trabalhar com uma opção de TNT estampada, por exemplo. Porém, se a sacola for o foco, pois é o único brinde, vale a pena investir em um item lavável e resistente, como o algodão, além de cores mais vibrantes.

Já em eventos pessoais, como formaturas e festas, escolher uma opção mais resistente e temática, que funcione como lembrança, também é uma boa ideia. Assim, você não precisa investir tanto em outros itens, por exemplo.

Pense na mensagem

Outro passo essencial de fazer uma ecobag, é pensar em sua mensagem. Para quem tem uma logomarca definida, ela em si ajuda a transmitir a sua identidade. Além disso, você também pode combinar outros elementos.

Em eventos particulares

No qual todos conhecem a sua empresa, apenas estampar a logomarca já é suficiente para transmitir uma identidade. O mesmo se aplica para quando você já tem uma marca bastante conhecida, por exemplo, quando a ecobag personalizada é um produto de sua empresa ou uma sacola de compras.

Quando ela é maior, é o destaque, e o nome da empresa pode ser só um complemento. Quando a frase e o nome da empresa têm tamanhos iguais, as duas têm o mesmo peso, portanto, não há contraste e a peça pode ficar um pouco apagada. Já quando o logo é maior que a frase, ele é o elemento principal. Porém, se a frase era para ter destaque, então nesse formato, ela perderá o sentido.

Não optar pelo logo, ou usá-lo em tamanho bem pequeno e não muito visível, funciona quando o design da ecobag deve ser mais interessante. Essa é uma boa opção, especialmente para produtos que você quer vender ou brindes que precisam chamar a atenção em um primeiro momento.

Escolha o formato

Sabendo para quem é a ecobag personalizada, você conseguirá definir o melhor formato de sacola. Pode parecer simples, mas isso pode interferir em seu uso e, inclusive, no orçamento.

Por exemplo, em um evento de Dia das Mães, cujo objetivo é fazer com que as mulheres divulguem a marca, usando a sacola ecológica, o formato é importante. Nesse sentido, se for uma peça pequena, pode ser usada em passeios, como shopping e restaurantes. Mas se essa mãe pretende usar a sacola no mercado, deverá ser um pouco maior. Daí, a importância de se conhecer o público.

Quando se trata de colaboradores, fazer questionários sobre a ecobag e outros brindes, é a melhor forma de saber o uso que essas pessoas dão aos itens.

Por exemplo

uma ecobag personalizada para uma agência de viagens, pode optar pelo formato grande ou mochila. Afinal, o objetivo é que o turista a use em seu passeio. Já em feiras de exposições, sacolas de tamanho extra grande, de tecido, podem ser úteis, pois a tendência é que as pessoas guardem todos os outros embrulhos e brindes dentro da maior ecobag.

Defina o material

Ainda no design, pensar no material é outro passo para criar a ecobag personalizada perfeita.

  • Se o evento for em local externo, invista em um material resistente, por exemplo, TNT, que não mancha e seca rápido, caso chova.
  • Se o brinde personalizado tem diversos itens, opte por uma sacola de tamanho grande e resistente, como a de algodão, para ter espaço suficiente e aguentar peso.
  • Onde há risco de sujar e manchar a sacola, invista em material lavável e de cor escura.

Além disso, pense nos elementos a serem personalizados. No caso de estampas, o material deve permitir que o design fique bem impresso e visível, preservando todas as cores. Já se o objetivo é criar um brinde, no qual a pessoa pode interagir, tecidos como jeans e algodão são boas escolhas.

Selecione as cores

Às vezes, é comum escolher as cores com base na logomarca ou no próprio tecido. Além disso, muitas pessoas apenas definem tons básicos, como branco e preto, para um brinde personalizado. Contudo, é importante dar atenção a elas.

Além de complementar o design, as cores reagem à luz de forma diferente e podem dar ideias de contraste e profundidade. Ou seja, ajudam a destacar um elemento em prol de outro. Outro ponto importante é que elas têm significados, segundo a colorimetria; o estudo das cores.

Vermelho

A cor vermelha é uma das tonalidades mais fortes e usadas. Além disso, está ligada à ideia de poder, força, violência, fogo e sangue. Ela também pode dar o sentido de urgência e ação.

Laranja

Laranja é uma cor vibrante e chamativa. Ela também está ligada à ação, mas no sentido de energia. Associada também ao calor e à extravagância, ela pode instigar a criatividade das pessoas e a alegria.

Amarelo

Está ligada à amizade, à inveja e à atenção. Usada bastante para alimentos, também causa a sensação de acolhimento e vivacidade.

Verde

Está relacionado à cura, por isso o vemos muito em hospitais. Além disso, é a cor do meio ambiente e da sustentabilidade; da juventude, da harmonia e da refrescância.

Azul

Azul é uma cor fria e calma. Está relacionada à paz e a espiritualidade, assim como à segurança, ordem, depressão e tristeza. Também é um bom tom para passar autoridade e confiança.

Violeta

O violeta é a cor da nobreza, mas também pode sugerir ideias de arrogância e ser usado no luto. Além disso, também se refere à sabedoria, ao poder e à beleza.

Branco

 O branco é a soma de todas as cores. Ligado à vida, também tem os significados de pureza, limpeza, paz e tranquilidade. Em muitas sociedades, também é a cor do luto. Além disso, sugere harmonia e iluminação.

Preto

O preto, por sua vez, é a ausência de cor. Está relacionado a tudo o que é sofisticado, misterioso e formal. É uma cor elegante, mas que também tem significados de morte, medo e negatividade.

Prateado e Dourado

A cor prata é ligada à tecnologia, ao brilho, ao glamour, mas também à luz e ao natural. Já o dourado, está mais associado à extravagância, riqueza e prosperidade.

Para combinar as cores e escolher o melhor tom para uma ecobag personalizada, é importante seguir as dicas do círculo cromático. Ou seja, pensar em escolhas a partir das cores primárias, secundárias, complementares, análogas ou outras formas.

Como escolher itens para um kit de brinde personalizado?

Para escolher brindes que complementem a ecobag personalizada, é preciso pensar na funcionalidade de todas as peças. A ecobag já sabemos que tem várias funções no dia a dia. Porém, como kit, ela pode ser uma embalagem ou integrada aos elementos.

Kit tecnológico

Empresas de tecnologia, geralmente têm colaboradores muito voltados para o mundo virtual, mesmo fora do trabalho. Dessa forma, na criação de um brinde personalizado, é possível trabalhar esse aspecto da realidade em todos os itens.

Nesse sentido, a ecobag personalizada pode ser estampada com cores como azul e prata, ligadas à tecnologia e profissionalismo. Em algodão ou jeans, a sacola pode transmitir a ideia de juventude e inovação. Além disso, ela tanto pode ser uma sacola grande quanto uma mochila.

Em relação aos itens que a completam, você pode usar objetos da área, como o teclado flexível; o pen drive; um fone de ouvido e até caixas de som.

Kit dia das mulheres

O dia das mulheres é um evento muito significativo, que acontece em 8 de março, oficialmente, desde 1977. Contudo, bem antes dessa data, no século XIX, já havia manifestações de mulheres, que pediam, especialmente, igualdade no trabalho. Hoje, a data é comemorada em favor dessa causa e várias outras.

Por isso, muitas empresas adotaram a data, como uma oportunidade de homenagear e agradecer as colaboradoras. Nesse caso, o brinde personalizado é uma forma de tornar física essa intenção. Para isso, além da ecobag, é possível usar diversos itens, conforme a empresa.

Por exemplo, se a homenagem é feita por uma academia de ginástica, a sacola pode ser complementada com itens como squeeze, bolinha antiestresse e toalha esportiva. Mas se a empresa é um escritório, opções como caneca, almofada de pescoço e moleskine também são boas opções. Já se for um salão de beleza, um kit de banho e lixa de unha personalizada são ideais.

Kit férias

Para muita gente, as férias são a melhor época do ano. Em algumas empresas, o recesso de final de ano é como um período de férias para os colaboradores. Por isso, muitos aproveitam para viajar.

Diante disso, muitas empresas aproveitam a comemoração de fim de ano para entregar brindes mais informais. Nesse sentido, as opções para complementar a ecobag personalizada são muitos.

Para começar

Definir uma ecobag média ou grande com tecido resistente, é uma das melhores opções para ser usada nas férias. Afinal, ela pode funcionar como bagagem de mão ou bolsa para passeios, o que ajuda muito as pessoas em suas viagens, especialmente com crianças.

Depois, você pode combiná-la com itens essenciais de viagem, como:

Assim, pode despertar o interesse de novas pessoas e, quem sabe, até abrir outros mercados ou aumentar os consumidores, caso tenha e-commerce. Aliás, é interessante colocar essa informação na ecobag personalizada.

Kit clientes

Clientes fiéis são parceiros importantes para a empresa. Além de consumidores, muitas ações da organização e mudanças podem ser feitas, com base em pesquisas com eles e seus comportamentos. Dessa forma, é comum que, de vez em quando, a empresa crie um brinde personalizado para essas pessoas.

Nesse caso

É difícil trabalhar um brinde muito pessoal. Afinal, estamos falando de homens e mulheres, das mais diferentes idades e gostos. Sendo assim, a ecobag funciona perfeitamente como um brinde neutro com um tecido neutro, como o algodão; e a sua logomarca, pode já ser suficiente para tornar o brinde incrível.

Mas, se você for usar outros itens, também há diversas opções. Além da ecobag, a camiseta personalizada, por exemplo, é um dos brindes mais populares. Ao usá-la, a pessoa pode fazer propaganda de sua empresa. Outro item legal é o squeeze, que ela pode levar para o trabalho, escola e outros lugares que frequenta.

Por fim, o fone de ouvido também é interessante, pois o consumidor pode usá-lo não só nesses lugares, mas também entre parentes e amigos, e por toda a cidade.

Kit formandos

 Como dissemos, as formaturas são um evento pessoal, onde se pode usar a ecobag personalizada. Nesse caso, os estudantes podem criar diversos brindes. Afinal, hoje em dia não só a festa de formatura, mas festas de meio curso e de um ano antes da formação, também são populares.

Assim, nas festas de meio curso e outras mais informais, é legal trabalhar com a ecobag em tecidos leves, como TNT e Nylon, além de combiná-las com itens como abadás, camisetas e copos. Como estampa, personalizar o nome ou apelido de cada estudante, assim como a profissão, também é interessante.

O baile de formatura

É importante escolher brindes que não foram usados antes. Se você quiser que seja uma opção para ser utilizada na festa, opte, por exemplo, por taças, em vez de copos.

Além disso, dependendo da profissão, você pode criar outros itens do dia a dia, como moleskine com caneta; fone de ouvido e pen drive. Aqui, a ecobag personalizada por ser mais resistente, por exemplo, de algodão, para que o formando a use por anos em sua vida profissional e no cotidiano.

Kit trabalho

Quando alguém entra em uma empresa, muitas vezes recebe um kit de trabalho. Nesse caso, além da ecobag personalizada, que pode ser usada na organização ou no dia a dia, também é interessante usar itens como a agenda, o squeeze e o pen drive.

No caso da agenda, ela ajuda o colaborador a se organizar, inclusive em sua vida pessoal. Por sua vez, o squeeze, indica a preocupação da empresa com a saúde, incentivando o consumo saudável de água.

Outro ponto importante é que, em tempos de pandemia, as empresas precisam providenciar o álcool em gel e máscaras para a segurança de seus funcionários. Por isso, são itens também importantes.

Além disso, se você quer complementar o kit com outros itens, que também ajudem a divulgar a organização, as opções são variadas. Assim, você pode fornecer:

Por que a empresa de brindes é fundamental?

Além de escolher todos os elementos para a sua ecobag personalizada, outro fator importante a ser decidido é onde encomendar os seus brindes. Uma boa empresa pode significar o sucesso da ação ou o fracasso de todo o projeto. Isso porque ela é responsável pelos materiais e pela parte fundamental do brinde, a personalização. 

Dessa forma, você precisa contar com materiais de qualidade e profissionais que saibam aplicar as técnicas, para criar os melhores brindes personalizados para a sua empresa. Por isso, é preciso seguir algumas dicas de como escolher essa empresa:

  • procure referências;
  • visite a empresa e conheça a forma de trabalho;
  • defina todos os detalhes do projeto antes de qualquer pedido;
  • opte pela empresa que lhe dê todo o suporte de atendimento;
  • se possível, faça um modelo, mesmo que virtual, de como será o brinde;
  • peça opiniões profissionais, caso tenha dúvidas com qualquer detalhe.

Dessa forma, você conseguirá acertar na escolha e até formar uma parceria de longo prazo. A Sacola Ecológica, por exemplo, há anos se preocupa com criar brindes ecológicos, que reflitam essa nova realidade em que vivemos. Com sede em São Paulo, oferecemos uma grande variedade de produtos e você tem diversas opções, para criar o brinde personalizado perfeito.

Criar uma ecobag personalizada

exige detalhes, seja para ser usada como brinde personalizado ou como produto, eles devem estar de acordo com sua marca, pois transmitem uma mensagem. Sendo assim, é importante definir cada aspecto, para que se crie uma peça harmônica e funcional. Além disso, é possível combiná-la com outros itens adequados, para que a sacola fique ainda mais interessante em seu evento. Outro ponto essencial é contar com a ajuda de uma boa empresa, para garantir a qualidade da ecobag.

Quer criar o seu projeto de ecobag para uma campanha especial? Fale com a gente!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat